O livro trata da apresentação do caso emblemático da Terra Indígena (TI) Munduruku, no escopo do complexo e multifacetado problema da garimpagem de ouro realizada (ilegalmente) no interior de terras tradicionalmente ocupadas por povos indígenas.

Localizada no alto curso do rio Tapajós, sudoeste do Pará, e habitada tanto por comunidades Munduruku e Apiaká como por indígenas em isolamento voluntário, a TI Munduruku está localizada na margem direita do rio Tapajós, com uma área de 2.382 mil hectares. Junto com a TI Sai Cinza (também no alto Tapajós) e com a TI Kayabi (no baixo Teles Pires), essa Terra Indígena abriga cerca de 145 aldeias Munduruku. Há ainda terras Mun- duruku no médio Tapajós: as TIs Sawre Muybu e Sawre Ba’pin, e as reservas indígenas Praia do Índio e Praia do Mangue. Atualmente, a população Munduruku conta com cerca de 14 mil pessoas. 

 

O Cerco do Ouro: garimpo ilegal, destruição e luta em terras Munduruku é uma publicação do  Observatório dos Conflitos da Mineração no Brasil, do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração –   2021.  Coordenação do Estudo: Luiz Jardim Wanderley e Luisa Molina. Autoras: Ailén Veiga, Laise S. C. Silva, Luisa Molina e Rosamaria S. P. Loures.

Acesse o livro completo AQUI!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!