Algumas cidades brasileiras recebem recursos por desenvolver atividade mineral. Ou seja, o município recebe dinheiro por ser minerado. Esse dinheiro vem com o nome de CFEM – Compensação Financeira pela Exploração Mineral e embora seja recurso público, não existe no Brasil uma regulamentação que oriente ou mesmo que monitore se esse dinheiro está sendo aplicado ou investido da forma correta para beneficiar a população.

Por isso, nós, do Comitê em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, iniciamos o projeto DE OLHO NA CFEM, que tem como objetivo principal monitorar e avaliar a transparência e o uso da CFEM em seis municípios Canaã dos Carajás (PA), Marabá (PA) e Parauapebas (PA); Conceição do Mato Dentro (MG); Alto Horizonte (GO) e, Açailândia (MA).

???? Nosso objetivo é estimular, que as pessoas tenham acesso a essa informação e possam participar dessas decisões nos municípios.

Se você quer receber informações sobre o uso da CFEM nos municípios pesquisados, é bem simples! 

➡️ Para participar dos grupos basta entrar pelo link:

Açailândia (MA) https://chat.whatsapp.com/GAMMriRgWvh2puYzab38sa

Alto Horizonte (GO) https://chat.whatsapp.com/IAuEkYPHMHfJFr333UaZKY

Canaã dos Carajás (PA) https://chat.whatsapp.com/BHBHvnK8SUk7VuDzNJ0OeU

Conceição do Mato Dentro (MG) https://chat.whatsapp.com/CAU8zWFFAHs1VAip8KexZJ

Marabá (PA) https://chat.whatsapp.com/GOHDb2dQd2EELVlfSSbtSH

Parauapebas (PA) https://chat.whatsapp.com/K2S3y3rlAMZDfQ18NHbGMB

Todas as cidades monitoradas: https://chat.whatsapp.com/LxtPPE29LxFA40Y8OVW2mp

???? Os grupos são fechados para comentários, mas em caso de dúvidas pode mandar mensagem. Caso não queira participar do grupo, pode solicitar a exclusão do número da lista ou mesmo clicar em “sair do grupo”.

???? Se não aguenta mais grupos no whatsapp, mas quer receber as informações de algum dos municípios monitorados nesta pesquisa, é simples: salva nosso número (61) 9 94620366 e envia uma mensagem com o seu nome e a cidade que quer acompanhar.

Obrigada pela atenção!

Abraços,

Equipe De Olho na CFEM

0 Comentários

Deixe o seu comentário!