No dia  12 de maio, aconteceu em Itapecuru Mirim (MA) o III Seminário Estadual sobre a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). O evento foi organizado pela Justiça nos Trilhos (JnT)  no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil e especialistas, o seminário proporcionou debates relevantes sobre a gestão pública e a mineração, além de destacar a importância do projeto sobre CFEM para o desenvolvimento da cidade e do estado do Maranhão.
 
 
Uma das principais atrações do seminário foi a peça teatral intitulada “CFEM: onde está o dinheiro?”, que buscou conscientizar o público presente sobre a relevância da CFEM e a importância de sua utilização de forma transparente e efetiva.
 
Em seguida, a especialista em gestão pública, Alessandra Cardoso, apresentou o projeto “De Olho na CFEM”, no qual abordou a definição e a relevância da compensação para os municípios.
 
 
O III Seminário Estadual sobre a CFEM em Itapecuru Mirim revelou-se uma iniciativa de extrema importância para o Estado, propiciando um espaço de diálogo e reflexão sobre a gestão pública e a mineração. A participação ativa da sociedade civil, sincantos, associações de moradores, associações quilombolas, povos indígenas e comunidades urbanas e rurais do Maranhão, aliada à consultoria de Marlon Reis e ao comprometimento da prefeitura, destaca-se como elementos fundamentais para a busca por uma gestão transparente e eficiente dos recursos provenientes da exploração mineral.
 
Fonte e fotos: Justiça nos Trilhos
0 Comentários

Deixe o seu comentário!