Hoje, 29 de maio de 2021 o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração completa 8 anos, discutindo o modelo mineral brasileiro e o direito das pessoas atingidas pela mineração. Foi lançado em 29 de maio de 2013 em Brasília.

Inicialmente foi formada  por diversas organizações da sociedade civil, como o Instituto Socioambiental, a Confederação Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), Movimento pela Soberania Popular na Mineração  (MAM), Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Rede Justiça nos Trilhos (JNT), entre outras. Ao todo 48 organizações estiveram presente no lançamento, atualmente o Comitê é formado por mais de 100 organizações. E desde sua criação,  tem como objetivo “ser mais uma voz no debate sobre o novo Modelo Mineral, para além do governo e das empresas”.

 

Foto: Lançamento do Comitê, OAB – Brasília, 29/05/2013

O Comitê é uma construção coletiva, integrado por organizações da Sociedade Civil, Organizações Indígenas e Indigenistas, Movimentos Sociais, Igrejas, Sindicatos, Quilombolas, Ribeirinhos, sindicato de trabalhadores, agricultores, entre outros.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!