Em parceria com a Mídia Ninja o Comitê  lançou no final de 2013, o documentário: Enquanto o trem não passa.

O filme mostra o lado da perversa realidade de comunidades que têm seus direitos pisoteados por grandes mineradoras. Infelizmente – e naturalmente – também são ignorados pelo governo federal que, há anos, faz vistas grossas. Estamos falando de municípios cortados por trens que trafegam de 5 a 6 horas ininterruptas transportando minérios. Literalmente isolando cidades.

Enquanto o trem não passa questiona toda a lógica da mineração brasileira que, de forma suja e desleal, leva em conta apenas lucro e geração de commodities, deixando de lado a dignidade humana das populações locais.

O documentário tem 17 minutos e foi gravado nos três estados mais duramente impactados pela atividade: Maranhão, Pará e Minas Gerais.

O objetivo dessa produção é alertar quem vive fora das áreas em que as mineradoras atuam. O impacto – vulgo dano – dessa atividade é enorme. O novo código regulatório – que está na pauta de votação do Congresso – não traz salvaguardas socioambientais, nem segurança aos povos indígenas e quilombolas. Essa atitude, com ares de interesse da união, afeta direta ou indiretamente a vida de todos os brasileiros. Ao longo das próximas décadas sofreremos na pele com escassez de água. Rios e nascentes são desviados e drenados pelas mineradoras. Para se ter uma ideia, só em 2012 a mineração consumiu 52 bilhões de litros de água. Volume suficiente para abastecer a cidade de Niterói (RJ) por dois anos.

Todo o recurso para realização do doc. veio de entidades que atuam junto aos  atingidos pela sanguinolenta extração de minérios: povos indígenas, ONGs e movimentos sociais que fazem parte do Comitê Nacional dos Territórios Frente à Mineração. Comitê jovem, nascido em maio de 2013 e que concentra mais de 120 entidades no objetivo de lutar por um código de mineração mais justo, sustentável e que respeite as populações locais.  

 

O filme teve pré lançamento no Congresso Nacional, com a presença de mais de 150 atingidos pela mineração de 12 estados brasileiros. O evento aconteceu no Hall da Taquigrafia, na Câmara dos Deputados e teve a participação de mais de 20 parlamentares no debate após a exibição.

O Filme também foi exibido em audiência pública  na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Requerida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), a audiência contou com a presença de representantes de comunidades, contrários ao substitutivo do projeto do novo Código da Mineração que integram o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração.

 

 

Sobre a audiência: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2013/12/04/atingidos-por-mineracao-sao-contra-proposta-de-novo-codigo-e-denunciam-impactos

Na mídia:

https://www.brasildefato.com.br/node/26678/

Enquanto o trem não passa

 

 

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!