Em novo episódio do podcast Cava: Mineração em debate, o tema é: O que é o acordo da Vale com o Governo de Minas pela reparação do desastre no Paraopeba?

 

No início de fevereiro a mineradora Vale S.A. e o governo do estado de Minas Gerais assinaram um acordo judicial para a reparação relativa aos danos causados pelo rompimento da barragem do Complexo Córrego do Feijão, em Brumadinho. A negociação desse acordo foi marcada por críticas das pessoas atingidas e dos movimentos sociais pela ausência de participação popular. Nesse episódio comentamos os principais termos do acordo e ouvimos lideranças de movimentos sociais explicarem em que aspectos ele não atendeu as expectativas das pessoas que foram mais prejudicadas pelo desastre, quais foram as mobilizações no território, e por que algumas organizações decidiram entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender a homologação do acordo.

Nosso podcast se propõe a ser mais um espaço de informação sobre a mineração e de debate sobre  o modelo mineral brasileiro. Com ele, queremos desenvolver outras formas e meios para conversar com as pessoas que discutem a mineração ou sofrem os impactos causados por ela. O “Cava: mineração em debate” é uma proposta coletiva que envolve o Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração e diferentes grupos de pesquisa e extensão vinculados a universidades públicas do país.

O podcast pode ser ouvido aqui, ou nos principais agregadores. 

Convidamos vocês a participar dessa conversa. Sejam bem-vindos e sintam-se em casa. 

Ouça  AQUI!

Ou nos principais agregadores:
 

Realização:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!