No dia 3 de maio, o Papa Francisco recebeu o sobrevivente da tragédia de Brumadinho, Dari Pereira. Pereira esteve no Vaticano acompanhado de Frei Rodrigo Péret, da Rede Igrejas e Mineração e do Grupo de Trabalho de Mineração da CNBB.

 

No encontro, além de poder  relatar o ocorrido em Brumadinho ao Papa, Pereira entregou ao Pontífice fotos das 270 pessoas mortas na tragédia da mineradora Vale. Emocionado, o Papa abençoou as fotos e expressou solidariedade às famílias das vítimas. Na ocasião, também informou que no próximo dia 18, um representante enviado por ele, Monsenhor Duffé, visitará Brumadinho para acompanhar de perto a realidade e ouvir os atingidos pela Vale.

O  Monsenhor Bruno-Marie Duffé é secretário do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano. Ele estará na Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 17 de maio, onde participa do Seminário: A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum, que refletirá  a missão da Igreja Católica na defesa da Casa Comum e seu necessário posicionamento frente ao modelo econômico extrativista.

O seminário, acontece no  dia 17 de maio, a partir das 16h, no Museu de Ciências Naturais na PUC Minas – Av. Dom Gaspar, 290, Coração Eucarístico. (Informações sobre o seminário:  aderi@pucminas.br ).

No dia 18 de Maio, Monsenhor Duffé visitará o Município de Brumadinho, onde manifestará solidariedade e apoio aos atingidos pela tragédia.

18 de maio – Sábado da Compaixão e da Solidariedade: Visita e Celebração da Esperança em Brumadinho (Córrego do Feijão, Parque das Cachoeiras e Igreja Matriz de Brumadinho).

8h  – Visita ao território e às famílias – Córrego do Feijão, com caminhada e escuta da comunidade e momento celebrativo, com a procissão até o campinho.

Encontro e diálogo com os atingidos (as)

13h  – Momento de oração no Parque das Cachoeiras

18h – Missa na Igreja Matriz de Brumadinho

No Vaticano, o Papa afirmou: “As condições precárias de nossa casa comum se devem principalmente a um modelo econômico que vem sendo seguido há muito tempo. É um modelo voraz e orientado para o lucro, com um horizonte limitado e baseado na ilusão de crescimento econômico ilimitado. Embora muitas vezes vemos seu impacto desastroso no mundo natural e na vida das pessoas, ainda estamos relutantes em mudar”.  

Mais informações sobre a visita de Monsenhor Duffé, com Kátia Visentainer – Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração – 11.96578.7070 – emporiodasideias@gmail.com

 

 

 — 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!