O Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração repudia os atos de terrorismo promovidos por golpistas de extrema direita às instalações dos três poderes no dia de ontem, 08 de janeiro de 2023.
 
É inconcebível a invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto e exige ação firme. Que todos os culpados sejam responsabilizados e punidos sob a forma da lei. Todos os esforços devem ser empregados para investigar e punir não apenas os terroristas, mas todos os empresários e garimpeiros legais e ilegais que financiaram o ato criminoso.
 
A cumplicidade das forças de segurança pública do Distrito Federal possui um histórico muito alinhado aos ideais do Deputado Federal Alberto Fraga (PL), de combate aos sem-teto e complacência com grileiros de terra pública e donos de condomínios ilegais. E ficamos estarrecidos com a cumplicidade das forças de segurança aos golpistas fascistas, desde o processo de mobilização, onde a inteligência já sabia das intenções, até a tomada de atitude para dispersar os golpistas. Qual ação foi tomada pelo Governador Ibaneis Rocha? A do então Secretário de Segurança do DF, Anderson Torres? O Chefe da Polícia Militar do DF?
 
E o batalhão da Guarda Presidencial que cuida do Palácio do Planalto? Diante disso, nós do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente a Mineração defendemos:
– Identificação e responsabilização de todos os envolvidos nos atos de ontem,
– Prisão imediata das lideranças, seus financiadores e agentes de segurança cúmplices dos atos;
– Instauração de CPI para investigar a negligência das Forças de Segurança;
– Desmonte imediato dos acampamentos golpistas em frente ao QGs do Exército na capital e nos estados;
– Responsabilização do Governo do DF e do seu secretário de segurança pública;
– Impedimento de qualquer iniciativa que vá contra a defesa da democracia em qualquer parte do território brasileiro.
 
Os atos de terrorismo que aconteceram em Brasília reforçam a ideia de que não pode haver anistia aos atores antidemocráticos, militantes de extrema direita e agentes de dentro e fora do ex-governo, assim como seus financiadores devem ser penalizados.
 
Para nós, a defesa e a ampliação da democracia é um princípio central, pois desde 2016, estão corroendo a nossa democracia!
Brasília, 09 de janeiro de 2023.
Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração
 
 
 
 
 
 
0 Comentários

Deixe o seu comentário!