Nesse episódio do Cava, pessoas de diferentes cidades de Minas Gerais contam como a presença de projetos minerais transformaram as chuvas intensas de janeiro em desastres, e geraram perdas e sofrimento à população de Minas Gerais

 

O início de 2022 foi um período bastante chuvoso em Minas Gerais. As águas de janeiro encontraram muitas áreas desmatadas, rios assoreados e encostas artificialmente inclinadas.

Apesar de a quantidade de chuvas ainda ter sido considerada dentro do volume esperado para essa época do ano, diferentes cidades onde há mineração sofreram impactos particularmente intensos.

Trechos de pilhas de estéril escorregaram, muros de “segurança” represaram a água causando inundações, encostas próximas a barragens de mineração desmoronaram e rios cheios de rejeito transbordaram.

Nosso podcast se propõe a ser mais um espaço de informação sobre a mineração e de debate sobre  o modelo mineral brasileiro. Com ele, queremos desenvolver outras formas e meios para conversar com as pessoas que discutem a mineração ou sofrem os impactos causados por ela. O “Cava: mineração em debate” é uma proposta coletiva que envolve o Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração e diferentes grupos de pesquisa e extensão vinculados a universidades públicas do país.

Ouça: AQUI!

Ou nos principais agregadores:

Apple Podcasts

Anchor

Google Podcasts

Pocket Casts

RadioPublic

Spotify

Realização:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!