Durante os dias 04 a 07 de Junho acontecerá o I Fórum da Mineração e os Impactos Socioambientais no Piauí no Auditório do CCHL- UFPI, em Teresina. O Fórum será realizado durante a semana de Meio Ambiente e receberá a exposição itinerante do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração com o tema: “Do rio que era doce às águas do São Francisco: Os danos Irreversíveis da Mineração”, a exposição traz uma reflexão através de imagens dos impactos ocorridos nos municípios que sofreram com o rompimento das barragens de rejeitos da mineração em Minas Gerais, Mariana e Brumadinho.

A semana de Meio Ambiente é um período marcado por eventos e manifestos em defesa do equilíbrio ambiental que há tempos é negligenciado principalmente pelo Estado e grandes grupos empresariais que exploram os recursos naturais de forma irresponsável visando o lucro acima da vida quando “…Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causa de grande sofrimento… As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis” – Carta da Terra, 2000.

 O Brasil é um país continental rico em água e biodiversidade tendo bases para sustentar a vida no planeta, mas para isso, é necessário que as formas de exploração do meio ambiente sejam outras, onde sobretudo, a vida da humanidade seja garantida.

O Fórum da Mineração e os Impactos Socioambientais no Piauí comprometido com o bem-viver quer ampliar as discussões entre especialistas da academia e a experiência das comunidades impactadas pela mineração, alinhando entendimentos em busca de alternativas frente a esse modelo de mineração e em defesa dos territórios no estado.

A programação do Fórum é diversa e contará com apresentações culturais, exposição fotográfica itinerante dos desastres causados pela mineração no país. Na oportunidade haverá o lançamento da Cartografia Social do Babaçu realizada pela UFPI e divulgação do Caderno de Conflitos no Campo 2018, publicação anual da Comissão Pastoral da Terra.

O evento é organizado pela CPT-PI- Comissão Pastoral da Terra em parceria com o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, Fastenopfer, Universidade Federal do Piauí, MAM- Movimento pela Soberania Popular na Mineração e Cáritas-SRN.

Lançamentos:

  • Cartografia Social do Babaçu; Um projeto do Laboratório Nova Cartografia Social da Amazônia / UFPI;
  • Conflitos no Campo 2018- Um caderno com a compilação de dados dos conflitos no campo de todo o Brasil, apresentando dados de conflitos de Terra, de Trabalho Escravo e conflitos por Água.

Exposição:

 “Do rio que era doce às águas do São Francisco: Os danos Irreversíveis da Mineração”

Usando a arte para estimular o debate em torno do modelo mineral brasileiro a exposição discute  esse modelo a partir do desastre/crime de Mariana e Brumadinho (MG) e dos danos causados pela mineração no Piauí, a exposição permanecerá no mesmo espaço do fórum e a entrada é gratuita.

A proposta é uma realização do Comitê Nacional dos Territórios Frente à Mineração e já percorreu os estados de São Paulo, Pará, Maranhão, Pernambuco, Bahia e no Piauí acontece em parceria com a Comissão Pastoral da Terra.

A ideia da mostra surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, que, em novembro de 2015, a região de Mariana (MG) ficou coberta por rejeitos tóxicos e o rastro de lama chegou até o oceano Atlântico contaminando tudo por onde passava. A contaminação da água e do solo, o inchaço e a sobrecarga das capacidades dos municípios que abrigam barragens e os problemas de saúde de sua população são apenas alguns exemplos.

Infelizmente tamanho desastre/crime não foi suficiente para que as empresas e o Estado tomassem consciência do risco desse tipo de atividade e novamente, em 25 de janeiro de 2019 ocorre o rompimento de mais uma barragem em Minas Gerais, agora no município de Brumadinho. Recentemente a empresa Vale confirmou que houve movimentação em um dos taludes que serve de contenção dos rejeitos em uma barragem no município de Barão de Cocais (MG), o MP expediu no último dia 16/05 recomendação à Vale para informar a cidade sobre os riscos, danos e impactos de um possível rompimento da Barragem Sul Superior, pelos cálculos realizados pela empresa há possibilidades de rompimento da estrutura ainda no fim desse mês de maio.

A exposição traz fotos sobre “Mariana” e “Brumadinho”, a mineração em territórios de diversos estados brasileiros, exibição de filmes, roda de conversa e palestras sobre o modelo mineral brasileiro e seus impactos socioambientais.

Serviços:

  • I Fórum de Mineração e os Impactos Socioambientais;

           Data: 04 a 07/06/2019

           Local: Auditório do CCHL-UFPI-Teresina-PI

  • Exposição: “Do rio que era doce às águas do São Francisco: Os danos Irreversíveis da Mineração”;

           Data: 04 a 07/06/2019

           Local: Auditório do CCHL-UFPI-Teresina-PI

  • Lançamento do Livro “Conflitos no Campo 2018” e “Cartografia Social do Babaçu”.

Data: 06/06/2019

Hora: 16:00h

            Local: Local: Auditório do CCHL-UFPI-Teresina-PI;

 

Mais informações para imprensa:

             Teresinha Menezes

            (86) 98838 3902        ou       (86) 3222 4555

              

0 Comentários

Deixe o seu comentário!