Essa água pode beber?
 

A mineração tem uma grande necessidade de água e a instalação de projetos de extração mineral costuma gerar importantes conflitos por água com as comunidades do entorno. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, em 2020 as mineradoras foram as principais responsáveis por esse tipo de conflito no campo brasileiro, respondendo por 40% das ocorrências. Esses conflitos muitas vezes estão associados à perda de qualidade. Por outro lado, há também aqueles associados à redução da quantidade, pois a mineração também pode gerar escassez e prejudicar o abastecimento humano.

Ainda, esses conflitos podem ser gerados por desastres ou pelo funcionamento rotineiro das mineradoras. Para entender um pouco mais dessa questão, conversamos com pessoas atingidas em Minas Gerais e no Pará, e elas nos contaram como a chegada da mineração gerou inseguranças e incertezas quanto ao consumo da água. O programa é apresentado pelos professores Bruno Milanez (PoEMAS/UFJF) e Miguel Felipe (UFJF). 

Nosso podcast se propõe a ser mais um espaço de informação sobre a mineração e de debate sobre  o modelo mineral brasileiro. Com ele, queremos desenvolver outras formas e meios para conversar com as pessoas que discutem a mineração ou sofrem os impactos causados por ela. O “Cava: mineração em debate” é uma proposta coletiva que envolve o Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração e diferentes grupos de pesquisa e extensão vinculados a universidades públicas do país.

OUÇA AQUI!

Ou nos principais agregadores:

Apple Podcasts

Breaker

Google Podcasts

Pocket Casts

 RadioPublic

Spotify

Realização:

 

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!