Cristina Serra

Neste sábado (01), a universidade de Oxford, na Inglaterra, recebeu esses três brasileiros gigantes, os caiapós Raoni e Megaron, e o yanomami Davi Kopenawa, além da deputada federal Joênia Wapichana (que não está na foto abaixo).

 

Uma das universidades mais importantes do mundo quis ouvir os verdadeiros e legítimos líderes indígenas sobre as ameaças que sofrem neste momento e os ataques às suas terras e à sua cultura. 

Raoni, 90 anos, magnetizou a plateia. Sua voz ecoa a sabedoria ancestral que traz da floresta. Os líderes apresentaram uma pauta clara e objetiva de prioridades. Pediram que as pessoas pressionem seus governos (havia europeus de várias nacionalidades na plateia) para que estes façam pressão sobre o governo brasileiro para: 

1-impedir a liberação da mineração em terra indígena; 

2-concluir processos de demarcação de territórios indígenas; 

3- retirar garimpeiros da terra ianomami. 

O tom foi de extrema urgência. Acho que um encontro dessa importância deveria ter merecido a atenção da imprensa brasileira. Mas, apenas a BBC esteve lá.

 

Cristina Serra é jornalista e escritora e está no Reino Unido por conta da sua participação na  da Brazilian Week, no King’s College, em Londres, no painel sobre desastres ambientais no Brasil. Falou  sobre seu livro Tragédia em Mariana, para que Mariana e Brumadinho nunca sejam esquecidos. 

Cristina Serra – no painel sobre desastres ambientais no Brasil

 

 

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!