O encontro foi construído de maneira coletiva, envolvendo MAM, Fiocruz, o projeto De Olho na CFEM e sindicatos locais. O tema geral foi II Encontro Estadual Mineração, Ambiente e Saúde em Goiás, estando dentro da programação a oficina do projeto, nos coube um espaço de 1h, entre 16h e 17h, no dia 15 de maio de 2023. A atividade contou com um público considerável, quase 70 pessoas assinaram a lista de presença, embora o número de participantes tenha sido maior.

O contexto de Niquelândia (GO) é desafiador, sobretudo pelos graves problemas vivenciados pelos ex-funcionários da Votorantim, que em 2016 encerrou as atividades de exploração em Niquelândia, deixando inúmeros trabalhadores desempregados, sem atender aos direitos trabalhistas.

Além de ser um público bastante adoecido pela contaminação com amônia industrial provenientes do trabalho na mina. O não cumprimento dos direitos trabalhistas e o quadro de adoecimento dos trabalhadores resultam na principal demanda dos sujeitos presentes na atividade, que dizem respeito à cobrança de indenização dos danos causados pela empresa aos trabalhadores. Essa história já conhecemos, mas é importante mencionar novamente pelo fato que ela implicou no modo em que a pesquisa foi apresentada.

O público de forma geral estava muito interessado em encaminhamentos imediatos com relação aos processos de realização de exames médicos, bem como o acompanhamento jurídico dos processos de indenização que se encontram parados. Todavia, ainda que seja compreensível o desejo de celeridade na resolução das demandas, pois já são mais de 15 anos nesse processo, a atividade consistiu em debater o problema enfrentado pelos participantes e só a partir de então pensar encaminhamentos mais concretos para solucionar os problemas levantados. Surgiram algumas intervenções por parte dos presentes cobrando respostas mais concretas e imediatas, fato que elevou a temperatura das discussões e foi justamente nesse cenário aquecido que aconteceu a apresentação da oficina sobre CFEM.

Ao final, foi ressaltado quem são os integrantes do projeto, bem como seus vínculos institucionais, para então abrir para as intervenções, que sem demora apareceu o primeiro inscrito, pois a discussão da CFEM é de fato instigante.

Destacaram-se as intervenções que se preocuparam em como conseguir acompanhar a aplicação do recurso da CFEM nos municípios de Goiás, assim como o apontamento da necessidade de organização da população para cobrar do poder executivo e legislativo municipal o uso adequado da CFEM.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!