Há cerca de meia hora acabou de acontecer um simulado sobre o risco  rompimento de barragem da mina de Gongo Soco, da mineradora Vale com os moradores. Acompanhe o relato de Maria Júlia Andrade, coordenadora nacional doMAM, que está no local:

“Existe uma preocupação muito grande, nos últimos dias, porque veio à tona a informação que existe um talude da cava da mina  está prestes a desmoronar. Este problema já existia, mas ele só veio à tona agora. E o maior problema é que esta cava está localizada muito perto, cerca de 300 metros da barragem que já estava em risco máximo há mais de três meses.

 

 

E qual o medo da população?

É que o rompimento do talude provoque o rompimento da barragem. E  este volume de toneladas de terra gere um sismo local e que vá gerar  um gatilho para o rompimento da barragem.

O Simulado aconteceu hoje, sábado (18) e teve um baixo número de adesões. Somente o ponto de encontro perto do centro teve um número significativo de pessoas. Os outros seis pontos foram muito esvaziados, o que demonstra a exaustão da população de Barão de Cocais em lidar com essa situação toda.

 

 

Nós do MAM, Não consideramos que as informações estejam passadas de maneira correta. As informações são dadas a conta-gotas e o pânico e o terror estão generalizados. As pessoas não sabem se o risco é real, não sabem se a barragem vai romper ou não. Só sabem que existe um pânico e um medo de uma bomba relógio em cima de suas cabeças.

Nós fizemos uma intervenção denunciando o que estava acontecendo, junto com moradores de Barão de Cocais e de Santa Bárbara, que é o município vizinho e que também será atingido pelo tsunami de lama, caso a barragem rompa”.

Comunicação Comitê

0 Comentários

Deixe o seu comentário!