Ao completar 10 anos em luta por um modelo mineral mais justo, no fortalecimento das lutas por territórios livres, além das ações de formação, produção de pesquisas acadêmicas, mobilização, articulação política e comunicação sobre o comportamento e funcionamento das mineradoras; o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração lança história em quadrinhos para debater o modelo mineral brasileiro com toda a sociedade.

O objetivo dessa publicação é aprofundar, de maneira didática, determinados aspectos sobre a problemática mineral no Brasil e apontar para a sociedade civil os contrastes e a complexidade que envolvem a exploração mineral em todo o território nacional. Os diálogos aproximam, remetem a vivências e traumas coletivos vivenciados pela sociedade brasileira, além de servir de ferramenta de trabalho de base aos povos.

Através da história da comunidade fictícia “Braseiros”, uma comunidade agroextrativista, cuja economia é baseada na atividade agrícola, criação de animais, coleta de produtos naturais e pesca e que terá seus modos de vida impactados pela chegada da mineração, e como a mobilização popular e o uso da Consulta Livre, Prévia e Informada como forma de defesa dos territórios.

A história em quadrinhos Traços de Luta – Histórias de resistência à Mineração é uma forma criativa de usar a arte popular para debater um tema tão grave no nosso país: os impactos irreversíveis da mineração.

BAIXE E LEIA AQUI!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!