O Comitê Nacional Em Defesa dos Territórios Frente a Mineração está na transição do Governo Lula. Foi convidado a integrar o grupo de voluntários que discutiram a Mineração no novo Governo.
 
Participou essa semana da Reunião do Conselho de Participação Social do Gabinete de Transição com o presidente Lula, em Brasília., quando foi entregue o Relatório de Participação Social do novo Governo.
 
Para Jarbas Vieira, secretário executivo do Comitê, que representou essa articulação, a importância da reunião foi gigante:
“Foi importante para as organizações e movimentos sociais que fazem parte do Comitê essa participação, porque foi firmado o compromisso que todos os Ministérios terão uma pasta relacionada à participação social. E isso, para as organizações que atuam com comunidades que estão em conflito com a mineração representa um grande avanço perante os diálogos e interlocução com o Ministério de Minas e Energia, que até hoje não há abertura de um diálogo permanente. Um diálogo que as comunidades sejam ouvidas e levadas em consideração os seus anseios dentro da política mineral nacional”.
 
O Comitê espera que, com essa pasta dentro do Ministério de Minas e Energia que o próximo Governo dê um tratamento diferenciado aos que vivem os conflitos provocados pela mineração no Brasil.
 
Desde sua criação, em 2013, o Comitê têm forte articulação política no Congresso Nacional, defendendo pautas políticas por uma mineração menos predatória e em defesa de territórios, atingidos pela mineração, trabalhadores do setor, indígenas e por um código mais justo, que inclua todos.
 
 
 
0 Comentários

Deixe o seu comentário!