A exposição individual da artista brasileira Júlia Pontés Our Land My Landscape | Paisagens Tran- sitórias mostra uma documentação aérea de diversas barragens de rejeitos e cavas de grandes empreendimentos de exploração mineral em Minas Gerais.

Barragem Anglo Gold Nova Lima e Raposos – Júlia Pontes

Desde 2015, Júlia pesquisa os impactos sociais, econômicos e ambientais da indústria de miner- ação no Brasil. O trabalho da artista teve como grande motivador o rompimento, no mesmo ano, da barragem da Samarco, quando milhões de litros de lama inundaram e contaminaram uma das bacias hidrográficas mais importantes do Brasil, a do Rio Doce.

A temática aqui abordada permanece atual e urgente, com milhares de pessoas vivendo sob a real ameaça de novos colapsos de outras barragens de rejeitos, como a de Barão de Cocais, em Minas Gerais.

 

Barragem Mina Brucutu Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo – Júlia Pontes

Uma das imagens presentes na exposição, é a de um fragmento da barragem da Vale no Córrego do Feijão, já depois do seu rompimento que vitimou mais de 270 pessoas em Janeiro de 2019, e contaminou a bacia do rio Paraopeba.

Nos EUA, o trabalho de Júlia foi reconhecido pela Planetary Health Alliance, da Universidade de Harvard e publicado também pela Bloomberg Businessweek. No Brasil, esse trabalho já teve uma exposição individual no museu da cidade de Congonhas, como parte do Festival de Fotografia Foto em Pauta, e hoje está em exibição na Fundaj, em Re- cife, como parte da exposição Minas, com curadoria de Moacir dos Anjos, em companhia de out- ros trabalhos de artistas como Claudia Andujar Pedro David, João Castilho, Mabe Bethônico, William Kentridge, entre outros. Uma nova exposição está prevista para o Festival de Fotografia de Paranapiacaba, em São Paulo agora no início do segundo semestre.

A exposição estará em exibição de 30 de maio a 27 de setembro de 2019 e está localizada na 211 East 43rd Street, a poucos passos da Grand Central Station e das Nações Unidas em Nova York.

 

Barragem Mina da Alegria Ouro Preto – Júlia Pontes

Sobre Júlia Pontes: Nascida em Minas Gerais, Júlia Pontés é fotógrafa aérea e documental, artista e ativista, baseada entre São Paulo e Nova York. Mestranda em Direito e & Economia, com especialização em Políti- cas Públicas. Em 2015, Júlia se formou no International  Center of Photography, ICP em Nova Iorque Desde então, foi escolhida duas vezes para o Programa para Artistas Imigrantes Emer- gentes da New York Foundation for the Arts, e recebeu bolsa Lillian Disney da California Institute of Arts e a Allan Sekula Social Documentary grant, da mesma instituição.

Júlia colabora com o MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração – e apresentou seu trabalho e participou de palestras públicas e painéis na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) no Recife, no Festival de Fotografia de Tiradentes, e em outras universidades públicas do país.

Exposição 

30 de maio a 27 de setembro de 2019

211 East 43rd Street, NY, Nova York, EUA 11232 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!