COP-26? Acordo de Paris? Transição energética? O que tudo isso tem a ver com mineração?

Neste episódio do Cava, Cristiana Losekann e Rebeca Lins do Organon/UFES conversam com Jan Morril da organização Earthworks sobre os vínculos entre mineração e crise climática.

Para além de um importante consumidor de combustíveis fósseis, várias atividades de beneficiamento de minérios são emissoras de Gases de Efeito Estufa (GEE), como a transformação do minério de ferro em aço.

Ainda, os equipamentos necessários para a transformação de energia eólica e solar em eletricidade exigem uma grande quantidade de minérios, muitos deles localizados nos territórios de comunidades tradicionais no Sul Global.

No contexto do Brasil, a mineração ainda contribui significativamente para intensificação do desmatamento da Amazônia, a principal fonte de emissão de GEE no Brasil. Ao longo da conversa esses temas e muitos outros são tratados e explicados.

Nosso podcast se propõe a ser mais um espaço de informação sobre a mineração e de debate sobre  o modelo mineral brasileiro. Com ele, queremos desenvolver outras formas e meios para conversar com as pessoas que discutem a mineração ou sofrem os impactos causados por ela. O “Cava: mineração em debate” é uma proposta coletiva que envolve o Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração e diferentes grupos de pesquisa e extensão vinculados a universidades públicas do país.

Ouça Aqui

Ou nos principais agregadores:

Apple Podcasts

Breaker

Google Podcasts

RadioPublic

Spotify

Realização:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!