Nesse episódio do Cava: Mineração em Debate, ouviremos testemunhos de uma liderança do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e atingida pelo desastre-crime do Rio Doce que esclarece as dinâmicas da captura regulatória.

 

Essa captura está relacionada à não reparação devida aos atingidos e atingidas e à falta de protagonismo da qual essas pessoas padecem no âmbito dos processos judiciais. Dessa forma, a captura regulatória submete a garantia dos direitos humanos e o princípio da centralidade do sofrimento da vítima à lógica de mercado e aos interesses corporativos, revelando uma postura permissiva por parte dos Estados, que pode ser até mesmo considerada como de verdadeira cumplicidade.

Nosso podcast se propõe a ser mais um espaço de informação sobre a mineração e de debate sobre  o modelo mineral brasileiro. Com ele, queremos desenvolver outras formas e meios para conversar com as pessoas que discutem a mineração ou sofrem os impactos causados por ela. O “Cava: mineração em debate” é uma proposta coletiva que envolve o Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração e diferentes grupos de pesquisa e extensão vinculados a universidades públicas do país.

O podcast pode ser ouvido aqui, ou nos principais agregadores. 

Convidamos vocês a participar dessa conversa. Sejam bem-vindos e sintam-se em casa. 

OUÇA AQUI!

Ou nos principais agregadores:

Spotify

Apple Podcasts

Breaker

Google Podcasts

Pocket Casts

RadioPublic

Realização:

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!