X

Lançamento – Cortina de fumaça: emissão de Gases de Efeito Estufa e a mineração de ferro no Brasil

O objetivo principal deste texto é discutir como estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), ou “pegada de carbono” para o minério de ferro extraído no Brasil.

Nesse sentido, argumentamos que quando avaliamos as emissões vinculadas a setores de commodities, como muitos dos minerais brasileiros, as atividades logísticas podem contribuir significativamente para as mudanças climáticas. Essa situação é causada pelo fato de que as commodities geralmente passam por pouca transformação industrial e, ao mesmo tempo, são transportadas por longas distâncias para abastecer o mercado internacional, emitindo grande quantidade de GEEs. Como consequência dessa característica, cálculos que apenas medem as emissões da extração e da concentração de minérios podem subestimar as contribuições do produto final para as mudanças climáticas. Nós usamos o caso do minério de ferro como base de nosso estudo. Essa escolha se deve pelo fato de o minério de ferro ter um papel fundamental na balança comercial brasileira; em 2020, ele foi o segundo produto mais exportado pelo país (12,3%), ficando atrás apenas da soja (13,7%) (ITC, 2023).

Destaques

  • Apesar de pesquisas internacionais incluírem as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) vinculadas à logística no cálculo das contribuições do setor mineral para as mudanças climáticas, estudos realizados no Brasil não costumam incorporar esses valores.
  • Quando se estimam as emissões de GEEs de commodities minerais, a não inclusão das emissões relacionadas à logística pode gerar resultados subestimados para a “pegada de carbono” desses produtos.
  • Entre 2016 e 2020 o Brasil exportou o equivalente a 60% de todo o minério de ferro extraído no país, ou aproximadamente 80% do minério de ferro beneficiado.
  • De acordo com nossas estimativas, operações logísticas terrestres e marítimas podem representar aproximadamente 40% da “pegada de carbono” do setor minério de ferro.
  • Mais estudos são necessários para aprimorar as estimativas das emissões resultantes do desmatamento indireto causado pela extração mineral, especialmente na Amazônia.

Acesse o estudo: Cortina de fumaça – emissão de Gases de Efeito Estufa e a mineração de ferro no Brasil.2024.pdf

emdefesa :