Representantes de várias entidades civis que integram o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração protocolaram no dia 6 de maio de 2014, na Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados, requerimento de representação contra o relator do projeto do Código Nacional de Mineração, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). Eles alegaram quebra de decoro parlamentar por possível conflito de interesse.
Foto: Oswaldo Braga/ISA
Para as entidades, ao aceitar a relatoria de um projeto que pode beneficiar diretamente empresas doadoras da campanha dele, Leonardo Quintão feriu o decoro parlamentar. Os movimentos defendem a punição do parlamentar.
As organizações que apresentaram o requerimento citam dispositivos do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara que proíbem os deputados de relatarem matérias de interesse específico de pessoa física ou jurídica que tenha contribuído para o financiamento de campanhas eleitorais.
No documento, as entidades alegam que Leonardo Quintão vem defendendo “de forma irredutível” os interesses de grandes mineradoras na relatoria do Código da Mineração. O requerimento segue para análise formal do presidente da Câmara, que poderá arquivá-lo ou encaminhá-lo para análise de mérito pela Corregedoria da Casa.
Principais matérias publicadas:
O Tempo (MG)
Congresso em Foco (DF)
O Estado de Minas (MG)
Brasil de Fato
https://www.brasildefato.com.br/node/28437/
Ultimo Segundo – IG
Unisinos
EBC
Jornal do Brasil