No sábado, 4 de março, foi realizada a oficina sobre a Compensação Financeira Pela Exploração Mineral – CFEM no município de Marabá (PA), pelo Projeto De Olho na CFEM e o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração, o MAM.
Em Marabá há mineração de dois minérios: manganês e cobre. Além de ser um município minerado, é afetado, também, pela logística da Estrada de Ferro Carajás (EFC) da empresa Vale S.A.
O debate teve participação de professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste Paraense (Unifesspa) e da Casa de Educação Popular; membros do CEAF, vinculado ao Ministério Público; Comissão Pastoral da Terra e representantes de coletivos de cultura do município, além de militantes do MAM e pesquisadores do projeto De Olho na CFEM e representantes do gabinete do vereador Ilker Moraes.
Muitos debates foram realizados a partir dos dados apresentados pelo projeto. O município de Marabá possui muita dificuldade em mostrar uma transparência do recurso oriundo da mineração. Foi encaminhado, na finalização da atividade, a construção do Comitê pela democratização do CFEM no município.