O assunto da possível extinção da Renca já era discutida internamente no Comitê, tanto que foi um dos temas do texto base apresentado na VII Plenária Nacional.
Quando o presidente Temer publicou o Decreto de Extinção, pesquisadores que integram o Comitê concederam diversas entrevistas:
Folha de S. Paulo: Temer extingue reserva na Amazônia para ampliar exploração mineral
“Luiz Jardim Wanderley, pesquisador da Uerj e membro do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, afirma que a extinção tem, antes de mais nada, impacto político. “Coloca mais pressão sobre essas terras indígenas e UCs, abrindo mais uma área de interesse ao setor mineral. É um indicativo de que o governo Temer vai flexibilizar áreas que tinham alguma restrição”, diz.
El País: Governo Temer convoca mineradoras à nova caça ao ouro na Amazônia
Liberada a área para a exploração, o próximo passo será leiloar a região. O Governo afirma que todas as áreas de proteção serão mantidas, já que a legislação não permite a exploração nesses locais. Mas na prática, pode não ser bem assim, de acordo com Luiz Jardim, professor de geografia da UERJ e membro do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. “O Governo sabe que essa é uma área de intensa biodiversidade e altamente preservada. E mesmo assim ele está mostrando que tem interesse de abrir o local para grandes projetos”, diz. “Sabemos que a mineração é a porta de entrada para outros interesses, como abrir rodovias, atrair madeireiros…. É uma ameaça para essas unidades de conservação”.
Matéria: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/24/politica/1503605287_481662.html
Publico (Portugal): Amazónia: Temer deixa ir as árvores em troca do ouro
Furo do Comitê
O Comitê denunciou que miineradoras canadenses souberam de extinção de reserva na Amazônia 5 meses antes do anúncio oficial.
Um pesquisador membro do Comitê, o Bruno Milanez da UFJF tinha uma pista toda documentada que o Governo Temer tinha anunciado num evento de mineração no Canadá, em março a extinção da Renca. Oferecemos essa pauta à BBC Brasil, que fez toda a checagem, colheu depoimentos e produziu uma matéria com o título: “Mineradoras canadenses souberam de extinção de reserva na Amazônia 5 meses antes do anúncio oficial”
Matéria BBC Brasil:
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41033211?ocid=socialflow_facebook
O Ministério de Minas e Energia não quis se manifestar na matéria, mas após a ampla divulgação emitiu uma nota. E o repórter que fez a matéria desmentiu os argumentos do Ministro ao vivo na BBCBrasil
Boletim ao vivo da BBCBrasil
https://www.facebook.com/bbcbrasil/videos/10154878015292816/
Esta matéria foi replicada pelos maiores veículos do país e nos veículos de todos estados brasileiros:
Folha de S. Paulo
G1 –
Uol
Terra
TV Record
https://www.facebook.com/recordtvoficial/videos/703945369798247/
Jornal GGN
Congresso em foco
Jornal do Brasil
Câmara em Pauta
TV Meio Ambiente
R7
http://noticias.r7.com/brasil/empresas-canadenses-sabiam-sobre-extincao-de-renca-ha-5-meses-26082017
Blog do Noblat
Tribuna Online
Jornal de Alagoas
O segundo Decreto
Diante da pressão da sociedade, o Governo Federal suspendeu o primeiro Decreto e no mesmo dia publicou um novo decreto. Assim que foi anunciado o novo, saímos na frente e o pesquisador Luiz Jardim fez uma análise de ponto a ponto, que foi publicada em matéria da BBCBrasil, 30 minutos após a publicação do Governo.
Matéria BBC Brasil
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41078191?ocid=socialflow_facebook
Ihu-Unisinos
Desdobramentos
A matéria publicada pela BBC Brasil teve vários desdobramentos, além da denúncia passar a contar em quase todas as matérias sobre o tema, causou uma incidência no Congresso Nacional.
Os Senadores Randolfe Rodrigues e João Capiberibe e o deputado Júlio Delgado decidiram abrir uma CPI Mista no Congresso e estão coletando assinaturas. O Senador Randolfe pediu à nossa comunicação um amplo material sobre impactos da mineração, mineração em terras indígenas, nossas análises para que possa trazer o debate para o plenário na tentativa de conseguir as assinaturas.
Matéria sobre a abertura da CPMI
Folha de S. Paulo
Foram colhidas as assinaturas para a implementação da CPMI, com a pressão o presidente Michel Temer recuou e extinguiu o Decreto que extinguia a Renca.
Nós do Comitê não pensávamos que a repercussão da extinção da Renca causaria uma comoção na sociedade e uma divulgação tão ampla na mídia nacional e internacional. No segundo dia após o anúncio houve a busca de jornalistas por ouvir o Comitê foi gigante e tivemos que nos organizar para que diversos membros da secretaria também falassem com a imprensa. Abaixo algumas matérias:
Carta Capital
O Estado de Minas
Brasil de Fato
San Juan (Argentina)
http://www.sanjuanpost.com.ar/nota/13287
San Luis (Argentina)
Revista Veintitres (Argentina)
Página 12 (Argentina)
https://www.pagina12.com.ar/58726-avance-del-proyecto-extractivo-de-temer
Portal Diário (Argentina)
http://portaldiario.net/temer-habilito-la-explotacion-minera-en-reserva-del-amazonas/
TV TVT
http://www.tvt.org.br/temer-extingue-reserva-ambiental-gigante-da-amazonia/
Vermelho
http://www.vermelho.org.br/noticia/301139-10
Unisinos